sexta-feira, 12 de junho de 2009

OMS declara que Gripe A é uma Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou, esta tarde, que a Gripe A é uma pandemia, elevando o alerta para o nível 6, o máximo.
O nível seis não implica maior severidade do vírus, mas indica que a doença se propaga de forma global. Nesta fase, a estratégia passa pela "minimização do impacto, através da implementação de medidas de adequação da resposta dos serviços prestadores de cuidados de saúde e de medidas de saúde pública, no que respeita à triagem e atendimento dos doentes", segundo o Plano de Contingência da Gripe da Direcção-Geral de Saúde (DGS).

A esperada declaração de pandemia é a confirmação de que um novo vírus emergiu e que rapidamente circula por todo o mundo. Pretende-se que estimule as farmacêuticas a acelerarem a produção de uma vacina para a gripe em causa e levará os governos a dedicar mais dinheiro aos esforços para conter o vírus.

As implicações imediatas para os portugueses são praticamente nulas, uma vez que a situação no nosso país está ainda muito longe da realidade de outros países, sendo que, desde 24 de Abril se registaram apenas 2 casos de gripe A.

Os viajantes deverão manter as mesmas precauções aconselhadas até ao momento seguindo as directivas da OMS/DGS enumeradas neste nosso anterior "post" - http://consultaviajanteufp.blogspot.com/2009/05/gripe-suina.html




Sem comentários:

Enviar um comentário