segunda-feira, 4 de maio de 2009

Gripe Suína



A gripe suína resulta da infecção pelo vírus influenza A H1N1.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) emite alertas e actualizações diárias sobre a pandemia da gripe pelo novo vírus. Até ao dia 13 de Maio, a OMS registou 5728 casos de infecção por influenza A (H1N1) em 33 países diferentes:
Alemanha (12), Argentina (1), Austrália (1), Áustria (1), Brasil (8), Canadá (358 casos humanos laboratorialmente confirmados, incluindo 1 morte), China (3), Colômbia (6), Costa Rica (8 casos, incluindo 1 morte), Cuba (1), Dinamarca (1), El Salvador (4), Espanha (98), Estados Unidos (3009 casos, incluindo 3 mortes), Finlândia (2), França (13), Guatemala (3), HolandaIrlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (4), México (3), (2059 casos, incluindo 56 mortes), NovaZelândia (7), Noruega (2), Panamá (29), Polónia (1), Portugal (1), Reino Unido ( 68), República da Coreia (3), Suécia (2), Suiça (1), Tailândia (2).



Definição de caso de gripe A (H1N1)

O caso suspeito deve reunir um dos critérios clínicos e um dos epidemiológicos para se considerar a sua investigação (DGS – Direcção Geral de Saúde).


Critérios clínicos (deve ter pelo menos um dos seguintes)

  • Início súbito de febre (> 38 ºC) e sinais e sintomas de infecção respiratória aguda.
  • Pneumonia (doença respiratória grave).
  • Morte por doença respiratória aguda idiopática.


Critérios epidemiológicos (deve-se verificar pelo menos uma das situações seguintes)

  • Estadia ou residência numa área onde se registou transmissão mantida entre pessoas pelo novo vírus da gripe A (H1N1).
  • Contacto próximo com um caso confirmado de infecção pelo novo vírus da gripe A (H1N1) durante a fase sintomática.
  • Pessoa que trabalha em laboratório onde se processam amostras biológicas para o novo vírus da gripe A (H1N1).


Se o doente preencher os critérios clínicos e epidemiológicos e se detectar um resultado laboratorial positivo para um vírus da gripe do tipo A, sem subtipo identificado, este caso é considerado como provável e a sua confirmação é urgente. A confirmação do caso faz-se no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) por um dos métodos disponíveis para identificação do novo vírus da gripe A (H1N1):

  • RT-PCR (Polymerase Chain Reaction por transcrição reversa)
  • Cultura viral (só em laboratórios com nível de segurança 3)
  • Aumento de, pelo menos, 4 vezes do título de anticorpos específicos neutralizantes para o novo vírus da gripe, entre amostras colhidas na fase aguda da doença e 10 a 14 dias depois.
    Os resultados laboratoriais de um caso confirmado são comunicados pelo INSA à DGS que, por sua vez, informa o Hospital de referência onde o doente está internado (Hospital de São João no Porto, Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital Curry Cabral e Dona Estefânia em Lisboa).

Sintomas: Os sintomas são os mesmos de uma gripe comum: febre, calafrios, tosse, dor de garganta (odinofagia), mal estar geral, fadiga, dores de corpo (mialgias, artralgias), dores de cabeça (cefaleias). Alguns casos ocorrem também com diarreia e vómitos.

A gravidade das manifestações clínicas varia entre os indivíduos infectados. Pessoas com co-morbilidades (doenças crónicas) constituem um grupo de risco para desenvolver sintomas mais graves, nomeadamente pneumonia, insuficiência respiratória e até morte. Ocasionalmente ocorrem sobre-infecções bacterianas resultando em pneumonias bacterianas, otites e infecções sinusais.

Transmissão: Os vírus influenza transmitem-se de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias provenientes de tosse e espirros de indivíduos doentes que se depositam nas vias respiratórias de pessoas não doentes. Outra via de transmissão possível ocorre quando se manuseia um objecto contaminado com essas gotículas respiratórias ou se contacta com uma pessoa doente, por exemplo, por um aperto de mão, levando em seguida as mãos à boca ou nariz sem previamente as ter lavado.

Abordagem geral:
  • Informar-se junto dos profissionais de saúde sobre qualquer cuidado especial aquando gravidez ou outra condição médica especial, nomeadamente diabetes, doença cardíaca, asma ou doença obstrutiva crónica (bronquite crónica, enfisema).
  • Informar-se com o seu médico sobre a necessidade de tomar medicação anti-viral.
  • Permanecer de repouso em casa durante 7 dias após o início dos sintomas ou até 24 horas após o fim dos sintomas.
  • Reforçar a hidratação oral, com água, refrigerantes e bebidas desportivas.
  • Proteger com um lenço a tosse e os espirros.
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfectar com solução alcoólica.
  • Evitar contacto próximo com outros.
  • Estar atento e reconhecer os sinais de alerta que o conduzam ao Serviço de Urgência

Tratamento anti-viral: Necessita de prescrição médica. Embora possa minimizar os sintomas de influenza, a maioria dos doentes não necessita destes fármacos. Contudo, indivíduos de maior risco de complicações ou aqueles hospitalizados por gripe grave podem beneficiar desta terapêutica anti-viral. Estes medicamentos estão disponíveis apenas para pessoas com mais de 1 ano de idade.

Além do tratamento anti-viral, pode ser ainda necessária a administração de antibióticos devido a sobre-infecções bacterianas em indivíduos infectados com o influenza. Doença mais grave e prolongada, ou doença que melhorava progressivamente e entretanto piora novamente, podem ser sinais indicativos de infecção bacteriana.

Não se deve dar Aspirina® (ácido acetilsalicílico) a crianças ou adolescentes com gripe, pois pode causar síndrome de Reye, uma doença rara, mas grave.
Importa consultar os ingredientes dos medicamentos anti-gripais que correntemente se usam e que muitas vezes contêm ácido acetilsalicílico. Preferir paracetamol (Ben-U-Ron®), ibuprofeno e naproxeno (entre outros anti-inflamatórios não-esteróides) para o alívio sintomático. Doentes com doença renal ou problemas gástricos devem informar-se com o seu médico sobre o uso de anti-inflamatórios não-esteróides. Também as crianças com menos de 4 anos de idade não devem tomar anti-gripais sem previamente serem consultadas por um médico.


Quando recorrer ao Serviço de Urgência:

  • Dificuldade respiratória ou dor torácica
  • Lábios azulados (cianose)
  • Vómitos e intolerância à hidratação oral
  • Sinais de desidratação (tonturas quando em pé, diminuição do débito urinário, criança que chora sem verter lágrimas)
  • Convulsões
  • Deterioração do estado de consciência (doente confuso, menos reactivo)

Como limitar o contágio da gripe:

  • Manter a pessoa doente em casa e, se possível, permanecer num compartimento separado do resto da família com a porta fechada. Usar também casa-de-banho separada, que deve ser limpa diariamente com desinfectante;
  • Os co-habitantes devem lavar as mãos frequentemente, sobretudo se contactam com o doente, objectos que este manuseou ou locais que este frequentou. As mãos devem secar-se com toalhetes de papel ou com toalhas individuais para cada pessoa (por exemplo, com diferentes cores);
  • Lençóis, utensílios de refeição (garfos, facas, colheres) e pratos pertencendo aos doentes não precisam de ser lavados separadamente, contudo não devem ser partilhados sem primeiramente serem convenientemente lavados;
  • Se o doente precisa de sair de casa (por exemplo, para ir ao médico), ele deve cobrir a boca e o nariz com uma máscara. Deve fazer o mesmo dentro de casa se o domicílio tiver outros frequentadores não doentes. Nestes casos importa também manter boa ventilação nas divisões da casa compartilhadas;
  • Lembrar ao doente para tapar a boca e nariz quando tosse ou espirra e para lavar as mãos com sabão e água ou solução alcoólica desinfectante após ;
  • Os contactos próximos que tenham condições médicas crónicas podem ter indicação para tomar medicação anti-viral, como oseltamivir (Tamiflu®) ou zanamivir (Relenza®) para prevenir a gripe.


Sem comentários:

Enviar um comentário