sábado, 1 de agosto de 2009

Chikungunya na Ásia - actualização

Desde Janeiro de 2009, um número crescente de casos de Chikungunya tem vindo a ser reportado no sudeste do continente asiático, sobretudo na Tailândia, Malásia e Índia.

Figura 1. Zonas endémicas de Chikungunya (a vermelho)

A doença é provocada por um vírus, transmitido pelo mosquito Aedes (tal como o Dengue), e provoca um quadro de febre e dores articulares generalizadas. Outros sintomas associados podem incluir eczemas cutâneos, cefaleias, dores musculares, vómitos ou diarreia. A doença, normalmente auto-limitada e com mortalidade muito baixa, pode originar, no entanto, dores articulares incapacitantes durante várias semanas.

Não existe vacina para a prevenção da doença. A única forma de prevenção são as medidas gerais de prevenção contra mosquitos (ver sítio da Consulta de Aconselhamento ao Viajante).

Em baixo, actualização dos principais países afectados:

Tailândia
De acordo com o governo tailandês, já foram reportados mais de 34 mil casos este ano, sobretudo na região sudeste do país, incluíndo algumas zonas turísticas (Phuket). Nenhuma morte foi reportada.

Malásia
Até meados de Julho deste ano, ocorreram mais de 2900 casos de Chikungunya, nas províncias de Kedah, Selangor, Kelantan, Perak e Sarawak.

Índia
No seguimento do post anterior, está actualmente a ocorrer uma epidemia viral de largas proporções no país, atingindo mais de 1 milhão de pessoas, e parte substancial presumivelmente devido ao Chikungunya. Os estados afectados são os de Gujarat, Karnataka, Goa e Kerala.

Sem comentários:

Enviar um comentário