quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Surto de Sarampo no Quénia

Pelo menos 30 casos de sarampo foram notificados no distrito de Fafi, nordeste do Quénia na últimas 6 semanas.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que afecta principalmente as crianças. É transmitida geralmente por tosse ou espirros de pessoas infectadas. Os primeiros sintomas surgem 8 a 12 dias após a infecção e incluem febre alta, congestão nasal e conjuntival e pequenos pontos brancos no interior da boca. Alguns dias depois desenvolve-se um rash que começa na face e pescoço e que gradualmente se espalha para baixo para o restante corpo.

Como o risco de exposição ao sarampo por viajantes pode ser elevado, todos os viajantes devem ser imunizados contra esta doença. A vacina do sarampo deve ser administrada segundo as normas da Direcção Geral de Saúde contidas no PNV (Plano Nacional de Vacinação), com algumas particularidades para o viajante com idade inferior a 9 meses, idoso e imunodeprimido. É ainda contra-indicada a mulheres grávidas e em pessoas com alergia à gelatina, neomicina ou que tenham verificado reacções adversas a doses anteriores da vacina.

O viajante que se desloque para países onde o sarampo é endémico deverá procurar aconselhamento especializado previamente à partida.

Sem comentários:

Enviar um comentário