terça-feira, 4 de agosto de 2009

Poliomielite - Actualização mundial

O CDC (Centers of Disease Control and Prevention) actualizou hoje as informações relativas à Poliomielite a nível mundial. A Poliomielite é neste momento uma doença reemergente em vários países mundiais. A doença causa parilisia e morte, pelo que a vacinação é fundamental.

A doença é causada por um microorganismo que vive no tubo digestivo. É transmitida pelo contacto com fezes de pessoas infectadas, ou pela comida ou água. Os viajantes não devem desvalorizar as medidas gerais de protecção no que respeita aos cuidados com a água e alimentação (ver aqui). É ainda importante lavar as mãos com água e sabão antes da refeição ou da preparação dos alimentos, e depois da ida à casa de banho, assoar o nariz ou espirrar.

É ainda recomendada dose de reforço da vacina da poliomielite a todos os que foram vacinados em crianças mas não em adultos, e que viajem para os seguintes países: Afeganistão, Angola, Bangladesh, Benin, Butão, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Central Africana, Chade, Congo, Costa do Marfim, República Democratica do Congo (RDC), Djibouti, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Libéria, Mali, Mauritânia, Namíbia, Nepal, Níger, Nigéria, Paquistão, Quénia, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão, Tanzania, Togo, Uganda e Zâmbia.


Casos globais de Poliomielite de 29 de Janeiro a 28 de Julho de 2009:

Sem comentários:

Enviar um comentário