terça-feira, 18 de agosto de 2009

Encefalite japonesa afecta a Índia

Durante o mês de Julho foram notificados mais de 200 casos de encefalite japonesa e 40 mortes em Uttar Pradesh, na Índia. A mortalidade da doença foi de 30 a 40%.


Os surtos de encefalite japonesa são geralmente circunscritos a uma pequena área e raramente duram mais que 2 meses. Múltiplos países têm sido afectados, incluindo a China, Coreia, Japão, Taiwan, Tailândia, Viet Nam, Cambodja, Myanmar, Índia, Nepal e Malásia.



Está disponível uma vacina que protege os viajantes de risco de contrair a encefalite japonesa. Viajantes com estadias superiores a 1 mês nas regiões asiáticas de maior risco (ver mapa acima), durante a época de maior transmissão, especialmente se viajarem para áreas rurais, devem tomar a vacina. Em certos casos, recomenda-se a vacina para estadias inferiores a 30 dias se o viajante se deslocar para uma área que esteja a passar por uma epidemia de encefalite japonesa e se este tiver contacto próximo com a população afectada ou pretender intensa actividade ao ar livre em meio rural.

Por ser uma doença transmitida pelo mosquito, o viajante deve tomar medidas preventivas como o uso de repelentes de insectos ou roupa protectora (ver em http://consultaviajante.ufp.edu.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário