domingo, 26 de julho de 2009

Surto de Meningite na Etiópia

O Ministério da Saúde da Etiópia notificou um surto de meningite no norte do país, com 147 casos e 20 óbitos entre 17 e 21 de Julho de 2009.
A Etiópia é um dos países da África sub-sariana que são abrangidos pelo "cinturão da meningite", uma região com elevada prevalência da doença e onde ocorrem frequentemente epidemias, em ciclos irregulares de 5 a 12 anos


Vários factores concorrem para a distribuição de epidemias de meningite nesta região, nomeadamente a sáude débil da população, as condições climáticas (seca, tempestades de areia e poeira), as condições habitacionais pobres e sobrelotadas, bem como a localização de grandes aglomerados populacionais, incluindo campos de refugiados .

O agente mais comum da meningite é a bactéria Neisseria meningitidis. Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia). Existem 13 sorogrupos identificados de N. meningitidis, porém os que mais frequentemente causam doença são o A (80-85% de todos os casos em África), o B e o C (estes 2 serogrupos constituem a grande parte dos casos na Europa e na América), o Y e o W135 (epidemia em 2000 e 2001 em peregrinos do Hajj na Aránia Saudita e em 2002 no Burkina Faso, 80% dos casos pertenciam a este serogrupo).

Actualmente existe uma vacina tetravalente que fornece protecção aos serogrupos A, C, Y e W135 de Neisseria meningitidis. Esta vacina é recomendada a todos os viajantes que viagem para regiões de risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário