segunda-feira, 13 de julho de 2009

Surto de leptospirose no Ceará, Brasil

Até ao passado dia 10 de Julho, o número de infectados com leptospira ascendeu a 57, atingindo 76% do total de casos registados em 2008 (75 casos), num surto que já causou 7 mortes. Mais de metade dos casos foi confirmada em Fortaleza.

A leptospirose é uma doença bacteriana transmitida pela urina e fluídos de parto de animais infectados. A leptospira entra no organismo humano através de cortes ou abrasões na pele, mucosas (por exemplo, boca) e conjuntiva. A ingestão de água contaminada também pode ser causa de infecção.

Viajantes que participam em actividades de recreio aquáticas, tais como rafting, canoagem, kayak e canyoning, podem estar em risco de contrair a leptospirose, especialmente após períodos de chuva intensa ou cheias (mesmo em regiões que anteriormente não eram consideradas endémicas).


Os primeiros sintomas podem aparecer 7 a 15 dias após o contacto e incluem febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, náuseas, diarreia e olho vermelho. As manifestações clínicas podem ser semelhantes a uma simples gripe, mas se o início do tratamento específico para a leptospirose for atrasado, pode sobrevir disfunção de múltiplos orgãos e agravar a situação clínica.

As medidas de prevenção recomendadas aos viajantes incluem o uso de roupa protectora, cobrir cortes e abrasões com pensos e minimizar o contacto com água potencialmente contaminada. Não existe vacina disponível, mas pode aconselhar-se junto de um médico das viagens sobre a possibilidade de fazer medicação preventiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário