quarta-feira, 22 de julho de 2009

Dengue no Sudeste Asiático

Na Ásia existe um ciclo de 2 a 5 anos entre epidemias de Dengue, sobretudo no sul do Cambodja, China, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Tailândia e Viet Nam. A forma hemorrágica da doença está entre as principais causas de hospitalização infantil nestes países asiáticos, onde predomina em regiões urbanas e semi-urbanas.

No Myanmar morreram recentemente pelo menos 10 crianças devido ao dengue.
No Sri Lanka, o número de mortes por dengue subiu aos 180 entre cerca de 18.030 casos registados até Julho de 2009. Este número representa um crescimento muito acentuado da transmissão da doença, pois em todo o ano de 2008 contaram-se apenas 85 mortes em 4.156 casos de dengue no país.


É uma doença causada por um vírus transmitido pela picada de um mosquito, e a sua incidência mundial cresceu muito nas últimas décadas (cerca de 2/5 da população mundial está em risco de contrair esta doença, contando-se cerca de 50 milhões de casos anualmente). Não existe tratamento específico ou vacina para o dengue. A única maneira de prevenir a infecção é combatendo o mosquito, quer evitando a acumulação de água em diversos contentores (cisternas, algeirós, vasos, pneus, recipientes vários abandonados no exterior) que vão alojar as larvas do mosquito, quer pela aplicação de insecticidas nesses contentores. Por outro lado, cada indivíduo deve tomar medidas individuais de prevenção da exposição à picada do mosquito (ver http://consultaviajante.ufp.edu.pt/).

Sem comentários:

Enviar um comentário