segunda-feira, 25 de maio de 2009

Hantavirus na Turquia (Região do Mar Negro) - Janeiro a Maio 2009

Desde o isolamento do primeiro hantavírus, "Hantaan virus" (HTNV), em 1976, muitos outros foram identificados e pelo menos 22 são patogénicos para o Homem.
Os Hantavírus são vírus RNA com origem nos roedores e pertencem à família dos Bunyaviridae. Acredita-se que a sua transmissão ocorra sobretudo através do contacto com aerossóis (saliva, urina e fezes) de animais infectados, mas a mordedura pode também resultar em infecção.
O subtipo "Puumala virus" circula maioritariamente na Europa e Rússia e a infecção é assintomática em mais de 80% dos casos. A febre hemorrágica com síndrome renal (HFRS) também designada por "nephropatia epidemica" e o Síndrome Pulmonar por hantavírus (HPS) são as entidades clínicas predominantes no caso de doença sintomática.

A "National Public Health Agency" da Turquia confirmou 12 casos de febre hemorrágica com síndrome renal de Janeiro a Maio deste ano, serologicamente positivos para o subtipo Puumala, nas províncias de Zonguldak e Bartin. Estas regiões possuem uma vegetação e diversidade animal muito semelhante.
Os hantavírus causam um número significativo de doenças nos humanos, tornando-se uma ameaça global para a Saúde Pública. A presença do vírus na Turquia não surpreende já que a sua circulação nos países vizinhos é uma realidade. A educação para a Saúde e a promoção de actividades como a vigilância epidemiológica e o controlo de roedores tornam-se fundamentais e já estão a ser implementadas no terreno.

Fonte: eurosurveillance




Sem comentários:

Enviar um comentário