sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gripe A (H1N1) - Recomendações a viajantes

O governo Federal do Brasil recomenda aos brasileiros que evitem viajar para Argentina, Chile, Estados Unidos, México, Canadá e Austrália. A OMS (Organização Mundial de Saúde) confirma que estes países têm transmissão sustentada. Os EUA aparecem em primeiro lugar na lista dos países mais afetados pela doença (21.449 casos confirmados), seguido por México (8.279), Canadá (6.732), Chile (5.186) e Austrália (3.000). A Argentina aparece em sétimo lugar na listagem, com 1.391 casos.
O Ministério da Saúde brasileiro reafirma, no entanto, que não há proibição nem restrição de trânsito de pessoas entre o Brasil e esses países, e acrescenta que a recomendação é uma medida adicional de prevenção, tendo como base critérios epidemiológicos e o aumento, com a proximidade das férias de inverno, da circulação de turistas brasileiros em países com transmissão sustentada da doença.
Devem evitar estes países, principalmente, crianças menores de dois anos de idade, idosos, grávidas, pessoas com imunodepressão (por exemplo, doentes oncológicos, em tratamento para SIDA ou em uso regular de corticosteróides), além de pacientes que tenham diabetes, cardiopatia, doença pulmonar ou renal crónica.

Em Portugal, num comunicado do Gabinete da Ministra da Saúde datado do dia 25 de Junho, é feito um ponto da situação da evolução da infecção pelo vírus H1N1, em que se contam 6 casos suspeitos em investigação laboratorial, além dos 7 casos já confirmados de Gripe A no nosso país. Contudo, Portugal mantem-se à margem do cenário de pandemia (fase 6) indicado pela Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Sáude português ainda não propôs restrições de viagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário