terça-feira, 30 de junho de 2009

Febre Q na Holanda

O Instituto Nacional de Saúde Pública Holandês, declarou a 3ª epidemia de Febre Q no país desde 2007, sendo que no presente ano e até 10 de Junho já haviam sido registados 1133 caso humanos da doença (contra os 190 casos registados em 2007 e os 1000 de 2008).
A maior parte dos casos são referentes à região norte da província de Barbant, no sul do país, no entanto, há relatos noutras regiões tais como Limburg, Utrecht e Gelderland (ver mapa abaixo).

Tratando-se a febre Q de uma zoonose, ou seja, uma doença habitualmente contraída através do contacto com animais doentes (geralmente gado) o CDC aconselha as seguintes medidas a todos os viajantes que se desloquem à Holanda:

- Evitar as quintas das áreas afectadas, sendo que, caso isto não seja possível, evitar o mais possível aproximar-se dos animais doentes (assim como de locais onde eles possam ter estado).

- Ingerir apenas leite ou lacticínios pasteurizados.

- Lavar bem as mãos com sabão caso tenha estado em contacto com animais potencialmente doentes.

A febre Q tem um tempo de incubação de 2 a 5 semanas, caso tenha viajado para a Holanda e se sentir doente após o regresso, contacte um médico o mais rapidamente possível, referindo que se deslocou a esse país.



Sem comentários:

Enviar um comentário