quarta-feira, 22 de abril de 2009

Apresentação

No contexto actual de um crescente número de viagens internacionais, o viajante é confrontado com alterações no seu organismo por alterações de altitude, humidade e flora bacteriana que podem desencadear um estado de doença. Paralelamente, há um conjunto de riscos para a saúde com que deve estar familiarizado.

Por cada 100.000 viajantes, metade tem algum problema de saúde durante ou em consequência da sua viagem, um décimo acaba por procurar ajuda médica e 300 necessitam de hospitalização. Razões estas que justificam a necessidade de um acompanhamento médico dirigido para o viajante.

É neste âmbito que a “Consulta de Aconselhamento ao Viajante” da Universidade Fernando Pessoa foi criada, disponibilizando um aconselhamento médico científico e actualizado, com vista à redução ou mesmo evicção de problemas de saúde relacionados com a viagem.

A consulta, praticada por médicos capacitados em aconselhamento ao viajante, pretende informar sobre os riscos para a saúde do mesmo e os modos de os evitar, em todos os aspectos da sua viagem, incluindo:

- Avaliação individual dos riscos associados à viagem, com educação, aconselhamento atitudes e comportamentos preventivas adequadas;

- Principais agentes causadores de doença no(s) destino(s) e formas de os evitar / tratar;

- Revisão do estado de imunidade do viajante e vacinações obrigatórias / recomendadas para o(s) destino(s);

- Profilaxia para a malária / paludismo e outras doenças endémicas;

- Precauções para grupos especiais como grávidas, crianças, idosos, imunodeprimidos, portadores de insuficiência renal, hepática, cardíaca ou outra(s) doença(s) crónicas(s);

- Recomendação e prescrição da farmácia pessoal a transportar;

- Problemas de saúde no período pós-viagem.

É da responsabilidade do viajante procurar um aconselhamento médico personalizado, que idealmente deverá ser no período de 4-8 semanas antes de iniciar a viagem. A importância da consulta de aconselhamento justifica sempre a sua programação, mesmo para aqueles que se “esqueceram” e têm que partir “no dia seguinte.

A consulta funcionará de forma independente e estará sujeita a marcação. No entanto, para benefício do(s) utente(s), a consulta do viajante da UFP está disponível para entrar em acordo com entidades comerciais / empresariais que pratiquem a oferta ou que envolvam viagens no seu campo de actividade. Desta forma, será possível proporcionar ao viajante o indispensável aconselhamento médico, de forma célere e eficiente.

Viaje informado e regresse com saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário