quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Últimos surtos de Dengue no mundo

FILIPINAS (Cordillera): Casos de dengue continuam a subir, com 858 casos registados, mais 211 que no mesmo período do ano passado.

PAQUISTÃO (Haripur): Morreram 7 pessoas por dengue e novos casos continuam a aparecer.

BAGLADESH (Dhaka): Todos os dias são admitidos nos hospitais uma média de 10 a 15 doentes com dengue.

MÉXICO (Jalisco): Numa semana, foram registados 340 novos casos de dengue, numa média de 2 pessoas infectadas por hora.

BRASIL (Rio Grande do Sul): Desde Janeiro foram ntificados 964 casos suspeitos de dengue, dos quais 705 foram já confirmados. Isto representa uma aumento de 312% em relação ao número de infectados em 2008.

BRASIL (Ceará): 31 novos casos de dengue na última semana, somando 4462 casos em 2009, incluindo 11 mortes.


Antes de viajar, informe-se ou consulte um profissional especializado em Medicina das Viagens.
Mais informações sobre o dengue em http://consultaviajante.ufp.edu.pt/

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Surto de Sarampo em Angola

A comuna do Yona, município do Tômbwa, província do Namibe, regista um surto de sarampo que fez até ao momento um óbito e deixou dez pessoas em estado grave.


O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que afecta principalmente as crianças. É transmitida geralmente por tosse ou espirros de pessoas infectadas. Os primeiros sintomas surgem 8 a 12 dias após a infecção e incluem febre alta, congestão nasal e conjuntival e pequenos pontos brancos no interior da boca. Alguns dias depois desenvolve-se um rash que começa na face e pescoço e que gradualmente se espalha para baixo para o restante corpo.


Como o risco de exposição ao sarampo por viajantes pode ser elevado, todos os viajantes devem ser imunizados contra esta doença. A vacina do sarampo deve ser administrada segundo as normas da Direcção Geral de Saúde contidas no PNV (Plano Nacional de Vacinação), com algumas particularidades para o viajante com idade inferior a 9 meses, idoso e imunodeprimido. É ainda contra-indicada a mulheres grávidas e em pessoas com alergia à gelatina, neomicina ou que tenham verificado reacções adversas a doses anteriores da vacina.

O viajante que se desloque para países onde o sarampo é endémico deverá procurar aconselhamento especializado previamente à partida.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mosquito Aedes na Europa


O mosquito Aedes albopictus é uma das espécies responsáveis pela transmissão do dengue e do chikungunya, doenças virais frequentes nos países tropicais. Embora ainda sem casos recentemente notificados na Europa, este insecto está a invadir a Albânia, Croácia, França, Grécia, Mónaco, Montenegro, Itália, São Marino, Eslovénia, Espanha e a Cidade-Estado do Vaticano. As autoridades de saúde europeias estão a monitorizar a presença do Aedes albopictus.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Febre Tifóide

Um artigo da autoria de investigadores do "Centers for disease control and prevention" (CDC- EUA) publicado a 26 de Agosto faz a caracterização dos casos de febre tifóide em viajantes norte-americanos no período de 1999-2006. Nestes doentes, a infecção por Salmonella Typhi (a bactéria causadora da febre tifóide) multirresistente foi um achado comum.

De grande relevância é o facto de a maioria das pessoas infectadas com estirpes resistentes desta bactéria ter história de viagem recente para países do Sul da Ásia, especificamente Índia, Paquistão e Bangladesh.
Este achado terá de ser tido em consideração na hora da decisão de vacinar os viajantes com destino aos países referidos.

Link para o artigo:


sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Diarreia em São Tomé

Um surto de diarreia está a atingir quatro distritos de São Tomé desde o início de Agosto. Todos os dias surgem dezenas de casos novos no Hospital Ayres de Menezes. Os casos já ultrapassaram os 1000 e, no dia 31 de Agosto, foi declarada epidemia no país. Nenhuma morte foi registada até agora.
O início das chuvas é tido como o factor desencadeante deste surto, num país com graves carências sanitárias, onde a água ingerida pela maior parte da população é de má qualidade.

Antes de viajar, informe-se junto de um médico especializado em Medicina das Viagens sobre os riscos e cuidados a ter durante a sua estadia: http://consultaviajante.ufp.edu.pt

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Excrementos das gaivotas do Porto perigosos para saúde pública

Um grupo de investigadores da Universidade do Porto concluiu que as gaivotas da orla costeira do Porto e Matosinhos deixam excrementos portadores de bactérias multi-resistentes aos antibióticos que podem contagiar seres humanos. O estudo encontrou uma enorme quantidade e diversidade de estirpes 'E. coli' multi-resistentes, relativamente às quais a maioria dos 20 antimicrobianos testados foram completamente ineficazes.